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Em maio deste ano (2019) foi noticiado que hospitais públicos de Brasília – Distrito Federal (capital do Brasil) – tiveram algumas de suas cirurgias eletivas canceladas pela falta de luvas cirúrgicas.

Na época do ocorrido, as autoridades declararam que a situação se deu por conta de um problema de abastecimento dos estoques, enquanto que o sindicado do médicos do Distrito Federal afirmou que os cirurgiões estavam precisando utilizar luvas de procedimento de forma “improvisada”, o que é extremamente desaconselhável.

As luvas cirúrgicas são uma categoria de luvas de procedimento que passa pelo processo de esterilização, para evitar qualquer tipo de contaminação do paciente, já que são destinadas a procedimentos extremamente invasivos e arriscados. Por esse motivo, no caso dos hospitais brasilienses, a falha no planejamento do setor de estocagem coloca em risco a vida de inúmeros pacientes e também dos profissionais envolvidos.

Pensando nisso, o planejamento anual do estoque de luvas e de outros materiais essenciais em hospitais e clínicas deve ser realizado de maneira séria e criteriosa, evitando que outros casos como o do Distrito Federal se repitam.

Como realizar um planejamento eficaz para o seu estoque em 2020?

O planejamento e controle do estoque é uma atitude estratégica para conseguir atender às demandas e necessidades cotidianas. Seja em um grande hospital, ou em uma pequena clínica, ele é fundamental para que todas as atividades sejam geridas da melhor maneira.

Dessa forma é possível prever a demanda, prevenir crises como a dos hospitais de Brasília, e evitar problemas com a falta de produtos essenciais. Ou seja, gestão adequada do estoque permite prever as necessidades de compras, reduzir as perdas por vencimento ou desperdício de material, e contratempos que prejudiquem o funcionamento pleno do seu estabelecimento, além de ajudar na redução de custos.

  • Mantenha o espaço físico organizado!

Isso vai facilitar as operações diárias e a localização dos materiais, além de fazer você ter certeza de quais materiais estão presentes, quais estão em falta e o que está sendo mais utilizado (o que colabora para os planejamentos futuros).

Uma dica importante é criar um sistema eficiente que identifique os setores do estoque, separe os produtos por tipo, tamanho, finalidade, e outras marcações. Assim você evita erros na contagem, entrada e saída de produtos.  

  • Realize a projeção da demanda.

Utilize o histórico dos anos e meses anteriores. Durante as festas de final de ano, por exemplo, o número de acidentes de todos os tipos disparam em praticamente todas as cidades mundo, em especial nas maiores capitais e metrópoles. Esse fator aumenta muito a demanda necessária de todos os tipos de luvas de procedimento e outros produtos hospitalares nessa época específica do ano.

Analisando o uso nos anos anteriores, você pode verificar a quantidade de material que foi necessário no período, o aumento ou diminuição dessas taxas de uso no decorrer dos anos, entre outros fatores, e assim projetar a quantidade que será necessária em estoque em cada época do ano.

  • Faça um inventário.

Ele será essencial para o planejamento e controle do seu estoque. Com ele é possível fazer a contagem cadastro e categorização de forma eficaz. Com o inventário é possível ter um controle mais preciso do material presente no estoque.

Lembre-se sempre de que a quantidade de cada produto presente no estoque deve ser equilibrada. Tanto a falta quanto o excesso são prejudiciais, pois podem provocar o adiamento de procedimentos importantes (o que no caso da área hospitalar pode causar até a piora ou o falecimento de um paciente) ou a perda de produtos pela expiração da validade.

Leia também: Por que me preocupar com a validade das luvas?

  • Escolha bem os seus fornecedores!

Isso é essencial para o sucesso do trabalho. Ao escolher o seu fornecedor, o principal item a ser levado em consideração é se ele é responsável com os prazos, documentações e com a qualidade dos produtos que você está adquirindo.

Jamais deixe que o preço seja o principal guia pois, muitas vezes, o mais barato pode apresentar diversos problemas como atrasos na entrega, problemas com a documentação, qualidade questionável, entre outros. Ao final, isso poderá trazer muito mais gastos e dores de cabeça para a sua gestão.

Os produtos da Kevenoll possuem todas as certificações e documentações legais que garantem aos nossos clientes produtos com qualidade e eficiência.

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