Segundo a história, lugares parecidos com hospitais surgiram antigamente para cuidar de feridos, principalmente durante uma guerra. Existem pinturas de 2920 a.C., em uma região localizada entre a Galileia e a Judeia, que sugerem um possível local de cura de guerreiros.
Apesar disso, acredita-se que apenas com a expansão do Cristianismo esses locais se tornaram mais comuns e passaram a fornecer assistência, não só para doentes, mas também para peregrinos e pobres.
O que diz a história?
No início, as pessoas que necessitavam de cuidados procuravam os templos religiosos a fim de pedir a cura para o seu Deus. Ao abrigarem-se nesses locais, doentes, pobres e peregrinos recebiam cuidados e eram tratados pelos religiosos. Esses locais serviram como moldes para a criação dos hospitais como conhecemos atualmente.
Acredita-se que antes do século 18 os hospitais eram vistos apenas como forma de isolar da sociedade as pessoas que necessitavam de cuidados. Apenas no final do século XVIII o objetivo principal passou a ser a cura e a reintegração dos doentes.
No Brasil
O primeiro hospital brasileiro foi a Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, no ano de 1543, por iniciativa do português Brás Cubas. A princípio não havia médicos para atuar no local, sendo assim, os encarregados de cuidar dos enfermos eram os jesuítas. No dia 2 de julho de 1945, o atual prédio da Santa Casa de Misericórdia de Santos foi inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas. Na ocasião, o prédio destacava-se pela sua estrutura e por ser um dos maiores do País.
Graças a esse importante passo para a promoção da saúde no Brasil, o dia 02 de julho passou a ser considerado o Dia do Hospital. Essa data é importante para a conscientização sobre a importância desses locais, já que toda a sociedade depende deles e as maneiras de melhorar o atendimento a fim de que essas instituições consigam atender as necessidades da população.
Nos dias atuais
Atualmente, o Brasil possui mais de seis mil hospitais, e 24 deles possuem certificação de excelência internacional concedida pela JCI (Joint Commission International). Dentre os hospitais certificados, podemos citar o Hospital Nove de Julho, Hospital Albert Einstein, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Rios D’Or e Hospital Sírio-Libanês.
Luvas Médicas
As luvas têm como principal objetivo a proteção de pacientes e profissionais contra objetos sujos, fluidos corporais, sangue e demais secreções que existem em hospitais, devemos ressaltar também que para aumentar esse fator de proteção, ela ser descartável é fundamental.
Desta forma, com as Luvas Kevenoll do Brasil é possível diminuir os riscos de disseminação de germes e bactérias no ambiente hospitalar. Entre em contato para mais informações!