No mercado atual, existe uma infinidade de tipos de luvas de proteção e segurança, dentre elas, luvas para serviços gerais. A utilização desse equipamento de proteção individual, mais conhecido como EPI, também faz parte das Normas Regulamentadoras e serve para proteção contra diversos riscos, sejam mecânicos, químicos, biológicos ou outros, além de prevenir acidentes no ambiente de trabalho.
Para ajudá-lo a fazer a melhor escolha para sua empresa e seus colaboradores, preparamos este artigo sobre luvas de segurança e alguns de seus diversos tipos e usos. Quer conferir? Então não deixe de ler todos os tópicos que preparamos para você abaixo!
O que são luvas de segurança e para que servem?
Criadas pela necessidade de proteger as mãos dos trabalhadores, as luvas de proteção podem ser encontradas em diversos modelos, tamanhos e materiais específicos para atender diversos tipos de atividades. Devem conter o Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) — atual Secretaria do Trabalho — para comprovar sua eficácia contra os riscos diários.
As luvas são classificadas de acordo com cada critério de uso, fabricação, tipo de proteção, espessura, materiais utilizados, entre outros aspectos, e fazem parte do equipamento de proteção em locais onde o trabalho exige contato com produtos abrasivos, cortes, perfurações, agentes químicos. e biológico. É importante ressaltar que, além da proteção, devem oferecer praticidade, tanto para o manuseio de objetos quanto para serem colocados ou retirados das mãos.
Que tipos de luvas de segurança de serviço geral?
Luvas de malha, neoprene, PVC e látex — há muitas opções. As peças podem ser descartáveis ou reutilizáveis, tudo depende do que sua produção precisa. Portanto, recomenda-se o uso específico para cada caso, além da leitura correta das orientações do fabricante quanto à forma de conservação e uso. A durabilidade depende do risco ao qual o material está exposto e das atividades que serão realizadas.