18 de junho é celebrado o Dia do Químico, profissional que atua na pesquisa e produção de diversos produtos como petróleo, cosméticos, alimentos, medicamentos, vacinas, biocombustíveis, bebidas, entre outros, além de realizar a análise dos compostos e suas características físico-químicas, reações e variações, a perícia e controle de qualidade desses produtos.
É uma profissão de importância vital para a sociedade moderna, e estão presentes, por exemplo, na linha de frente na batalha contra o Covid-19. Profissionais da área química em todo o mundo estão atuando bravamente em várias frentes, como por exemplo, na fabricação de produtos como o álcool gel e desinfetantes, no controle da qualidade dos produtos presentes no mercado, no estudo do novo coronavírus e nas pesquisas por vacinas e terapias contra a doença.
Atuação solidária
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Conselho Federal de Química do Brasil e os Conselhos Regionais se mobilizaram de forma voluntária e solidária para produzir e doar álcool 70%, um dos principais itens na higienização e controle do vírus. Mais de 80 mil litros de álcool gel e glicerinado já foram doados a hospitais, ONGs, comunidades carentes e órgãos públicos.
Esse trabalho tem sido indispensável no controle do avanço do vírus no Brasil, que viu muitas cidades do país sofrerem no início da pandemia com a falta do álcool gel nos supermercados e farmácias, levando muitas pessoas a ficarem sem o produto por semanas.
A campanha, intitulada Química Solidária, mobilizou até mesmo alguns profissionais que não atuavam em laboratórios há anos, como professores e gestores. E os principais beneficiados como projeto têm sido os hospitais. Diversas unidades em todo o país têm recebido as doações, que têm feito toda a diferença no controle e combate ao vírus.
Proteção para os profissionais
Luvas de procedimentos e cirúrgicas são uma importante barreira entre o profissional e agentes que podem causar doenças, lesões e alergias, dentre os quais, fluidos corporais, sangue, produtos químicos e microrganismos.
As luvas nitrílicas são uma ótima opção para os profissionais da área química. Elas apresentam muito mais resistência do que as fabricadas com outros tipos de materiais descartáveis, como as luvas de látex, por exemplo.
Leia também: A luva certa para cada atividade
Elas sofrem muito menos desgaste durante o seu uso, sendo indicadas para a manipulação de produtos químicos corrosivos como solventes clorados, álcoois, derivados do petróleo, diferentes tipos de óleos e também alguns ácidos. Além disso, elas são antialérgicas, se tornando a opção ideal para quem tem reações ao látex.
Sempre priorize o uso de produtos certificados e garanta mais segurança para o seu estabelecimento e os seus funcionários. Clique aqui e conheça todos os produtos Kevenoll.
A Kevenoll do Brasil declara o seu total apoio a todos os profissionais de saúde na luta para conter o Novo Coronavírus. Siga as recomendações de prevenção. Fique em casa. Cuide de você e do seu próximo.