As luvas de procedimento e as máscaras hospitalares são Equipamentos de Proteção Individual (EPI) da categoria hospitalar. Ambos funcionam como uma barreira protetiva entre o médico e o paciente, evitando casos de contaminação cruzada pela transferência de microrganismos nocivos de uma para o outro.
Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o uso desses EPI’s se popularizou para fora da comunidade médica também, sendo utilizados como medida preventiva contra a contaminação com o vírus. Porém, o que muitas pessoas ignoram é que o uso desses equipamentos deve seguir um rígido protocolo de colocação, utilização, remoção e descarte, para que tenham eficácia.
Nesta semana, New York chamou a atenção pelo grande número de luvas e máscaras usadas pelas ruas. A população tem descartado esse material sem qualquer tipo de cuidado antes de entrarem em suas casas ou nos seus carros, deixando-os jogados no chão mesmo. Uma atitude que torna aquilo que iria protegê-los em mais um item que pode contaminá-los.
Quais os riscos que o descarte inadequado de luvas e máscaras pode trazer?
Após o uso, as luvas de procedimento, bem como as máscaras cirúrgicas precisam ser descartadas imediatamente, e sua reutilização não é recomendada. Além disso, o descarte das luvas deve levar em consideração a questão da biossegurança, pois podem causar danos ao meio ambiente se eliminadas de forma inapropriada, trazendo riscos para o solo e lençóis freáticos.
Leia também: Luvas de Procedimento e o Meio Ambiente
Deixar as luvas e máscaras usadas jogadas nas ruas ainda pode causar a contaminação de qualquer pessoa que entre em contato com elas – pedestres desavisados, crianças pequenas ou profissionais que fazem o recolhimento do lixo e limpeza das ruas, por exemplo. Ainda há o risco para os animais, que também podem contrair o coronavírus e outros microrganismos presentes nesse material, ficando doentes e/ou levando doenças para dentro das casas e para os seus donos.
Para fazer o descarte de forma adequada, descarte as luvas e máscaras usadas em um saco plástico reforçado, faça a vedação garantindo que não se abra acidentalmente, e ponha uma identificação marcando como “lixo contaminado”.
Verifique também se na sua região há coleta desse tipo de lixo, de forma que ele não seja misturado ao lixo comum. Na dúvida, procure o órgão local responsável e se informe onde você pode descartar o lixo contaminado.
Outras dicas: como remover as luvas e máscaras de forma segura?
Para as luvas:
- Retire a luva de uma das mãos parcialmente, puxando pelo punho e virando-a pelo avesso, deixando a parte interna dobrada por cima dos dedos.
- Com os dedos ainda cobertos, retire a luva da outra mão, também puxando pelo punho e virando-a do avesso.
- Segurando a luva que foi removida pelo avesso, retire a primeira luva completamente, e descarte ambas imediatamente, como indicamos acima.
Leia também: Remoção segura das luvas contaminadas
Para as Máscaras:
- Segure a máscara pelas alças, sem tocar a parte da frente.
- Puxe as alças removendo a máscara e continue segurando somente nelas.
- Coloque a máscara para lavar imediatamente, em água com sabão ou desinfetante.
Conheça os produtos Kevenoll, e garanta luvas certificadas e de qualidade. A Kevenoll do Brasil declara o seu total apoio a todos os profissionais de saúde na luta para conter o Novo Coronavírus. Siga as recomendações de prevenção. Fique em casa. Cuide de você e do seu próximo.
Fonte: Folha