Hoje é o dia do profissional responsável por cuidar da saúde da população, essa data foi escolhida por ser o Dia de São Lucas, que é padroeiro da Medicina. O médico é o profissional responsável por descobrir as enfermidades que nos atingem, fornecendo suporte e indicações adequadas para que haja a cura ou controle. Além disso, indica formas de prevenir doenças e orientar o indivíduo para que esse possa ter uma vida mais saudável.
A comemoração desse dia é uma forma da sociedade reconhecer e homenagear o trabalho desse profissional, que dedica a sua vida ao bem-estar e à minimização dos sofrimentos da população. É uma data simbólica, que nos permite agradecer a dedicação de cada médico que já cuidou de nós.
Além da enorme responsabilidade exigida para os que exercem essa profissão tão nobre, alguns médicos enfrentam inúmeras dificuldades todos os dias, como a falta de recursos e de estrutura nos hospitais brasileiros. Mais do que um reconhecimento da importância dessa classe, o Dia do Médico é também uma data para buscar melhorar ainda mais os investimentos na área da saúde, além de condições de trabalho adequadas.
A Medicina e o médico
Uma das áreas que exige maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional. Para ser um bom médico, é fundamental um investimento constante em aperfeiçoamentos, ficando sempre informado a respeito das novas descobertas científicas, conhecendo novos tratamentos e exames, além de estar atento às novas doenças que surgem a todo momento.
O bom médico, além de ter um bom embasamento teórico e prático, deve ter um bom relacionamento com o seu paciente, promovendo uma relação de confiança mútua. A relação médico-paciente é fundamental para o andamento adequado do tratamento, uma vez que o paciente sente-se à vontade para falar em detalhes o que lhe aflige. É fundamental que o médico abra espaço para questionamentos e saiba explicar de maneira atenciosa e cuidadosa a cada pessoa atendida compartilhando com os familiares do paciente caso aja a necessidade.
A importância das Luvas para o médico
O uso de luvas tem a finalidade de proteger as mãos dos profissionais da área de saúde do contato com sangue ou fluídos corporais que podem levar à contaminação. As luvas protegem também os pacientes, e reduzem o risco de transmissão de micro-organismos entre os pacientes e os profissionais da saúde.
As luvas de proteção, assim como a higienização das mãos, estão intimamente ligadas às práticas corretas nos serviços de saúde.
Fale com a Kevenoll do Brasil e saiba mais!