+55 (47) 3349-6168 kevenoll@kevenoll.com.br

As luvas de procedimentos não cirúrgicos devem ser utilizadas, no contexto da epidemia da COVID-19, em qualquer contato com o paciente ou seu entorno (precaução de contato). Quando o procedimento a ser realizado no paciente exigir técnica asséptica, devem ser utilizadas luvas estéreis (de procedimento cirúrgico).

As recomendações quanto ao uso de luvas por profissionais de saúde são:

  • As luvas devem ser colocadas dentro do quarto/box do paciente ou área em que o paciente está isolado.
  • As luvas devem ser removidas, utilizando a técnica correta, ainda dentro do quarto ou área de isolamento e descartadas como resíduo infectante.

Técnica correta de remoção de luvas para evitar a contaminação das mãos:

– Retire as luvas puxando a primeira pelo lado externo do punho com os dedos da mão oposta.

– Segure a luva removida com a outra mão enluvada.

– Toque a parte interna do punho da mão enluvada com o dedo indicador oposto (sem luvas) e retire a outra luva.

  • Realizar a higiene das mãos imediatamente após a retirada das luvas.
  • Jamais sair do quarto/box ou área de isolamento com as luvas.
  • Nunca toque desnecessariamente superfícies e materiais (tais como telefones, maçanetas, portas) quando estiver com luvas.
  • Não lavar ou usar novamente o mesmo par de luvas (as luvas nunca devem ser reutilizadas).
  • O uso de luvas não substitui a higiene das mãos.
  • Não devem ser utilizadas duas luvas para o atendimento aos pacientes, esta ação não garante mais segurança à assistência.
  • Não se recomenda o uso de luvas, quando o profissional não estiver realizando assistência ao paciente.

Um item indispensável no dia a dia de um hospital ou qualquer outro lugar que cuide da saúde são as luvas de procedimento. No entanto, para cada finalidade existe um tipo de luva diferente que deve ser usado, além disso, o material dela também pode variar e o profissional da saúde precisa estar atento a esse detalhe.

Normalmente, as luvas são descartáveis justamente para impedir quaisquer tipos de contaminações. Além disso, podem e devem ser usadas nos diferentes setores do ambiente hospitalar, desde o departamento de limpeza até pelos médicos e enfermeiros.

No que diz respeito às luvas de procedimento, basicamente, elas servem em diversas situações clínicas em que o profissional precisa ter contato com objetos sujos, fluidos corporais, sangue e demais secreções.

Prestando atenção a esses detalhes, você não terá nenhum problema ao usar quaisquer tipos de luvas de procedimento. Afinal de contas, cada uma delas cumprirá sua função, que é a proteção. Só não se esqueça de observar se elas estão íntegras antes do uso. Adquirir produtos de boa qualidade auxilia na redução dos riscos aos quais o profissional é exposto.

Acompanhe-nos no   Facebook   e   LinkedIn . Acesse o site:  https://kevenoll.com.br