O Outubro Rosa trata-se de uma campanha anual que ocorre em todo o mundo, como o nome já sugere, em outubro. A intenção dela é alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de disseminar dados preventivos e ressaltar a importância de ter atenção com a sua saúde, buscando por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Durante o mês, diversas empresas, pessoas e instituições abordam o assunto para encorajar as mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.
O que é o Câncer de mama? Há como prevenir?
Sem dúvida, trata-se do tipo de câncer mais frequente nas mulheres brasileiras. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno, dando origem ao câncer de mama.
Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter também. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário/útero, em qualquer idade, também deverá ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano a partir dos 35 anos de idade.
Uma dieta saudável e equilibrada, com frutas, legumes e verduras, praticar atividades físicas e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.
Como surgiu o Outubro Rosa:
O movimento teve início em 1990 num evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.
O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos EUA, até se espalhar para o resto do mundo.
A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir do ano de 2008, iniciativas como essa tornaram-se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.
O Papel da Kevenoll do Brasil no combate ao câncer de mama:
As luvas Kevenoll do Brasil são essenciais para a manutenção da saúde e segurança de pacientes e médicos na realização dos exames para a prevenção do câncer de mama.
Você também é do time rosa? Conte-nos!