As luvas de procedimento desempenham um importante papel na hora de proteger os profissionais de estética contra agentes nocivos para a saúde. Porém muitos salões de beleza e clínicas estéticas ainda negligenciam o uso desse item, que serve como uma barreira contra produtos químicos, e também produtos(como no caso das ceras depilatórias) utilizados em temperaturas mais elevadas, que podem causar sérias lesões na pele do profissional no momento da manipulação. procedimentos
Além disso, em alguns procedimentos pode haver o contato também com agentes biológicos (os fluidos corporais), como saliva, sangue e secreções. Esses fluidos podem ser potenciais transmissores de doenças como hepatite, HIV e outras DST’s, micoses e outras doenças de pele.
Por isso as luvas são essenciais para os profissionais da beleza, como manicure, podólogo, dermatologista, cabeleireiro e esteticistas de forma geral.
Qual o tipo de luva você deve usar em procedimentos estéticos?
Cada luva tem as suas especificações e indicações, e é importante que o profissional saiba qual o melhor tipo de luva para cada procedimento.
Luvas de Látex procedimentos
Um dos tipos de luva mais utilizados por manicures, podólogos e esteticistas. As luvas de látex proporcionam maior movimentação e sensibilidade por aderirem bem às mãos do profissional. Contudo, apesar de ser bastante resistente, não é indicada para a manipulação de produtos químicos ou quentes, como no caso de ceras depilatórias.
Luvas de Vinil
Muito utilizada por depiladores, esse tipo de luva é mais resistente que as de látex, e dificilmente causa alergias ou sofre perfurações, mesmo em contato com ceras quentes. Indicada também para cabeleireiros, pois não puxa os fios no momento da lavagem e é resistente ao calor no momento da escovação. Porém esse tipo de luva não possui muita aderência às mãos.
Luvas nítricas
Extremamente resistente à produtos químicos. As luvas de nitrilo são indicadas para a manipulação de produtos como alisantes, tinturas, e descolorantes capilares. Também são resistentes a perfuração, óleos, solventes, corrosivos e ácidos, além de proporcionar muita proteção contra agentes biológicos e fluidos corporais. Indicada ainda para profissionais que possuem alergia ao látex, e possuem boa elasticidade e aderência às mãos. São as luvas mais versáteis e indicadas para os mais diferentes procedimentos estéticos. e
Tenha a devida atenção e opte sempre pelo uso de luvas em seu estabelecimento. Lembre-se que o uso de luvas e equipamentos de segurança agregam muito mais credibilidade e profissionalismo para os salões, clínicas, ou mesmo para o profissional autônomo. Clique para conhecer os produtos Kevenoll.
Justo o que eu procurava sobre procedimentos estéticos. Obrigada!