Também chamados de socorristas ou resgatistas, os paramédicos são profissionais da área de saúde como médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem aptos para prestar o atendimento inicial em situações de emergência.
Geralmente é um dos primeiros profissionais a chegar em locais de acidentes e desastres naturais, e também realiza os procedimentos de primeiros socorros nas mais diversas situações de urgência e emergência. O paramédico é habilitado para aplicar técnicas de ressuscitação cardíaca, lidar com casos de paradas cardiorrespiratórias, realizar o uso de desfibriladores e outros equipamentos médicos, e até mesmo as técnicas de remoção de vítimas em acidentes.
Contudo, o ambiente de trabalho onde os paramédicos atuam é o chamado de ambiente “extra-hospitalar”, ou seja, o socorrista precisa estar sempre bem preparado e equipado para executar os procedimentos médicos fora do ambiente controlado que um hospital oferece, e exposto às mais diversas situações e ao mais diversos riscos.
Por isso, o paramédico precisa estar sempre preparado e contar com alguns itens sempre à mão, minimizando os perigos já existentes na profissão, como:
- Soros e antissépticos;
- Cilindros de oxigênio e respiradores;
- Ressuscitadores adulto e infantil;
- Termômetros;
- Gazes estéreis, ataduras, esparadrapos, seringas e cateteres;
Luvas de procedimento estéreis e não estéreis: Em um ambiente onde tudo pode sair do controle do profissional, as luvas de procedimento são a primeira barreira de proteção que garante que o paramédico não se contamine com vírus e bactérias letais que podem estar presentes no local da chamada.
Exposição a doenças, infecções, queimaduras, cortes e outros ferimentos fazem parte da rotina do socorrista. A profissão é considerada uma das 30 profissões que mais apresentam riscos à saúde.
Além das luvas, outros EPIs são indispensáveis para o socorrista, como:
- Gorro ou touca – que têm a finalidade de proteger os cabelos e a cabeça do paramédico, e também de evitar o contato com a vítima protegendo ambos de contaminações;
- Máscara de proteção – protegem o rosto e a boca do socorrista, livrando do contato com microrganismos presentes no ar, e também do contato com sangue e saliva contaminada.
- Óculos de proteção – evita que agentes infecciosos entrem em contato com os olhos em ambientes com muita poluição, como pode ocorrer em caso de acidentes e desastres naturais.
Socorrista, não coloque a sua saúde em risco. Clique e conheça os produtos Kevenoll do Brasil.