+55 (47) 3349-6168 kevenoll@kevenoll.com.br

O mês de novembro é dedicado à luta contra o câncer de próstata, o 2º tipo de câncer mais comum entre os homens e que atinge cerca de 60 mil homens todos os anos. E, neste mês, a campanha reforça a importância da prevenção e, principalmente, do diagnóstico precoce para a cura dessa doença.

Dados preocupantes mostram que quase 50% dos homens atendidos pelo SUS no Brasil nunca fizeram o exame de próstata. E, em muitos casos, o preconceito e os “tabus” que giram em torno do exame de toque retal (exame essencial para detectar a doença), são os principais obstáculos para a cura.

Mesmo com a ausência de sintomas, todos os homens a partir dos 50 anos, ou que façam parte dos grupos de risco, devem fazer o exame preventivo periodicamente. 

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula masculina que fica localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto, envolvendo uma parte da uretra. O câncer de próstata é o desenvolvimento e multiplicação de células anormais nesta glândula, o que provoca o surgimento de um tumor.

O diagnóstico é feito inicialmente através de um exame de sangue chamado PSA e do toque retal, que juntos irão indicar alterações na próstata. Caso detectada alguma anomalia na região, a biópsia poderá confirmar a suspeita do câncer.

Sintomas

Na fase inicial da doença, o câncer de próstata pode não apresentar nenhum sintoma. Porém em uma fase mais avançada, o paciente pode apresentar dores nos ossos, dificuldades ao urinar, sangue na urina ou no esperma, e problemas de ereção.

Fatores de risco

– Idade acima de 50 anos;

– Homens negros;

– Obesidade;

– Histórico familiar (parentes de 1º grau como pai, avô e tio);

– Sedentarismo.

Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, não fumar, e fazer os exames preventivos pelo menos uma vez ao ano são atitudes fundamental para prevenir o Câncer de Próstata.

Cuide da sua saúde. Faça o exame preventivo com regularidade.

A Kevenoll do Brasil apoia o Novembro Azul.

Se você gostou do Artigo deixei um comentário!