Um dos grandes desafios dos gestores em clínicas e hospitais é prevenir as infecções causadas por agentes contaminantes, como bactérias, vírus e outros microrganismos. Para tanto, tais profissionais recorrem aos equipamentos de EPI, materiais que possibilitam a realização de procedimentos de forma segura e eficaz. Além disso, manter os cuidados adequados com os equipamentos de saúde pode fazer toda a diferença nesse processo.
Os equipamentos de proteção individual (EPIs) da saúde são tão essenciais nesses estabelecimentos que estão previstos em norma regulamentadora. A NR 32, por exemplo, trata das medidas necessárias para combater as doenças ocupacionais e garantir condições laborais apropriadas aos colaboradores. Os gestores, é claro, têm papel relevante para o alcance desses objetivos. Já os equipamentos de saúde são essenciais para um tratamento de qualidade aos pacientes.
Qual a importância do EPI hospitalar?
Como sabemos, os hospitais e as clínicas são ambientes que requerem atenção redobrada não só com a limpeza, mas também com o uso e o descarte correto de materiais. Afinal, o perigo de contaminação nesses estabelecimentos é grande e, para evitar que isso ocorra, é preciso seguir com rigor os padrões de segurança vigentes.
Entre os principais geradores de infecções em instituições de saúde estão os agentes de riscos químicos e biológicos, além de radiações ionizantes e contaminações por resíduos, limpeza inadequada e falta de manutenção em máquinas e equipamentos. Logo, o emprego de EPI hospitalar é uma forma eficaz de combate.
Quais são os principais equipamentos de EPI na área da saúde?
Os EPIs precisam ser utilizados em todas as atividades em que não é possível eliminar o risco de doenças ocupacionais. Por isso, o oferecimento é uma obrigação do empregador, seja um hospital ou uma clínica. Dito isso, saiba, a seguir, quais são os principais equipamentos de EPI da saúde e para que servem!
- Luvas
A maioria dos procedimentos realizados na área da saúde exige o uso de luvas descartáveis para proteger as mãos, que são um dos principais meios de contrair infecções. Inclusive, tal item é apropriado para a manipulação de contaminantes.
- Óculos de proteção
Os óculos de proteção precisam ser utilizados quando há risco de excreções ou secreções respingarem no colaborador. Assim, esse EPI hospitalar protege os olhos de componentes químicos, entre outros.
- Avental
O avental é empregado, principalmente, em práticas cirúrgicas, devendo ser de uso único e, portanto, individual. Sua função é servir de barreira contra secreções e substâncias que fazem mal à saúde. Itens feitos em algodão devem ser sobrepostos por um material impermeável. Tal equipamento protege tanto a roupa como a pele do profissional.
- Máscara cirúrgica
Empregada em diversos procedimentos, a máscara cirúrgica é um EPI hospitalar que combate acidentes de risco biológico. Além disso, evita a transmissão de doenças por meio de fluidos durante o contato dos profissionais de saúde com o paciente.
- Touca
Além de proteger os profissionais de componentes contaminantes, a touca evita a queda de cabelos no momento da execução de tarefas. Por esse motivo, é um EPI hospitalar muito importante em estabelecimentos de saúde.
- Máscara com filtro químico
Esse EPI da saúde é indicado para profissionais que necessitam manipular substâncias químicas tóxicas — germicidas com emissão de fortes odores, por exemplo. Como o próprio nome sugere, protege o organismo contra os efeitos de produtos químicos.
- Máscara PFF2/N95
Esse tipo de máscara é aconselhado para a proteção contra doenças específicas, pois impede completamente que os agentes nocivos à saúde e presentes no ar acessem as vias aéreas dos profissionais de saúde.
Ela evita, por exemplo, a transmissão de varicela, sarampo, tuberculose, síndromes respiratórias graves e COVID-19, provocada pelo contato com o vírus Sars-CoV-2.
- Protetor facial de acrílico
O protetor facial de acrílico deve ser utilizado em laboratórios, durante a limpeza mecânica de instrumentos hospitalares (expurgos e central de esterilização, por exemplo) e até mesmo no setor de necropsia.
Ele é feito desse material para permitir a perfeita visão durante a execução dos procedimentos. Tal equipamento de EPI protege toda a face, inclusive a parte lateral. Para tanto, deve ser adaptado ao rosto do profissional.
Com a leitura deste artigo, você ficou por dentro da relevância do uso do EPI hospitalar e equipamento de qualidade nos ambientes de saúde.
Para mais informações, nos acompanhe no Facebook e LinkedIN.