O ano está acabando e tudo o que a gente quer é descansar, relaxar um pouco, sair da rotina, viajar com a família. Porém o que muita gente esquece é que alguns países e/ou cidades exigem que os visitantes tomem algumas vacinas específicas antes de viajar.
Essa exigência é tão importante que muitos podem ser mandados de volta ao país ou região de origem, sem nem mesmo conseguir sair do aeroporto. Na verdade, geralmente o passageiro não consegue nem mesmo embarcar sem apresentar a carteira de vacinação.
Essa medida visa impedir que os visitantes transportem doenças entre as localidades, e não necessariamente pelo risco de contaminação no destino. Porém em alguns casos de viagens a países que enfrentam ou enfrentaram algum tipo de epidemia, a vacinação visa realmente proteger o viajante de contaminação com os mais diversos tipos de doenças.
Quais países atualmente exigem vacinação?
Países da Ásia, Oceania e América Central, por exemplo, exigem o Certificado Internacional da Vacina, um documento que comprova que a pessoa que irá viajar foi imunizada com as vacinas obrigatórias para aquela região. Alguns lugares que requerem esse certificado:
- África do Sul;
- Austrália;
- Bahamas;
- China;
- Cuba;
- Egito;
- Índia;
- Indonésia;
- México;
- Cingapura;
- Jamaica;
- Tailândia.
E outros 100 países que exigem pelo menos a vacina contra a Febre Amarela.
Quais as vacinas recomendadas antes de uma viagem internacional?
Se a sua viagem é para zonas rurais, florestas ou lugares onde irá ter muito contato com a natureza, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda as seguintes vacinas:
- Febre Amarela;
- Tétano;
- Difteria;
- Hepatites A e B;
- Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola);
- Antirrábica.
Entre outras.
Febre Amarela
Em todo o mundo, a vacina contra a febre amarela é sempre obrigatória. Isso porque a doença, que é transmitida pelo Aedes Aegypti – mesmo mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chicugunha -, é infecciosa e extremamente grave, além de não ter cura.
Por isso é extremamente importante que se esteja vacinado contra essa doença independente do país para o qual se irá viajar.
E para viajar dentro do Brasil?
Os órgãos reguladores não fazem exigência de nenhuma vacina específica para a maioria das regiões quando o turista brasileiro viaja dentro do próprio país. Mas, para alguns estados específicos ou quando alguma cidade está sofrendo um surto de alguma doença, pode ser solicitado que o visitante apresente a carteira de vacinação comprovando a imunização contra febre amarela, febre tifoide, hepatites A e B, poliomielite, difteria, tuberculose, cólera, meningite e outras doenças. São eles:
- Acre;
- Amapá;
- Amazonas;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Rondônia;
- Roraima;
Outros cuidados:
Para não colocar as suas férias e a sua saúde em risco, sempre confira se a região para onde irá viajar necessita de alguma vacina específica ou sofreu alguma epidemia recentemente. Além disso, mantenha sempre a sua carteirinha de vacinação em dia, e procure vacinar-se com pelo menos 1 mês de antecedência à sua viagem.
Lembre-se também de sempre tomar as vacinas em locais seguros, como postos de saúde, centros de vacinação ou clínicas particulares da sua confiança. Em caso de precisar tomar a vacina em um local novo, verifique as condições de higiene e segurança, como o uso de luvas de procedimento por parte de quem irá aplicar a imunização.
Para maiores dúvidas, procure o Centro de Orientação do Viajante da ANVISA mais próximo de você.
Siga as dicas da Kevenoll do Brasil, e tenha férias mais seguras!