Riscos biológicos são facilmente encontrados em ambientes hospitalares, tendo como medida preventiva fundamental a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual para médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde.
Existem normas e classificações que regem os níveis de contenção adequados para os seus manuseios. Entretanto, as instituições de saúde devem possuir meios próprios de tratar novos riscos. A implementação de novas técnicas de biossegurança deve ser adotada sempre que as medidas existentes se mostrarem ineficazes.
No ambiente hospitalar, podem ser encontrados todos os tipos de riscos. Além dos biológicos, existem os riscos químicos, físicos e vários outros perigos que podem causar acidentes. Nesses locais, e em todos os outros, a melhor saída para evitar problemas é a prevenção.
O que são os riscos biológicos e onde são encontrados?
O risco biológico é considerado existente quando há microrganismos capazes de provocar doenças no homem, como vírus, bactérias, protozoários, parasitas, fungos, entre outros.
Todas as pessoas estão expostas a esses microrganismos o tempo todo, quando andam de transporte público, na escola, no shopping, no trabalho e até mesmo em casa.
Entretanto, existem profissões em que os trabalhadores se expõem a um maior número de microrganismos, como acontece com funcionários de hospitais e clínicas. Nesses locais, esse risco é maior.
Como evitar os riscos biológicos em hospitais?
Devido a esse perigo de contaminação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou algumas regras de como o lixo hospitalar deve ser armazenado e tratado no Brasil.
A legislação se aplica não só a hospitais, como também a centros de pesquisa, clínicas, consultórios, necrotérios e laboratórios. Ela evita a contaminação de trabalhadores e pacientes e é capaz de prevenir danos ao meio ambiente.
Confira algumas medidas práticas que podem prevenir a contaminação acidental:
- evitar ter contato das mãos com o rosto;
- não passar cosméticos, não comer e nem beber na área do laboratório;
- usar avental, luvas descartáveis e outros Equipamentos de Proteção Individual necessários.
Veja, a seguir, 10 dicas de prevenção de riscos biológicos:
- Conheça o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
- Oferecer treinamento para os funcionários e Seguir as Normas de Segurança
- Usar EPIs adequadamente
- Lave as mãos antes e depois de qualquer procedimento
- Limpeza e Desinfecção de Superfícies e Equipamentos
- Eliminar corretamente os resíduos hospitalares
- Contrate uma empresa especializada para coletar o lixo
- Siga os protocolos em caso de acidente
- Elabore um plano de emergência
- Use a comunicação ao seu favor
Profissionais da saúde devem ficar em constante alerta, já que suas vidas estão em jogo a todo momento. Entendeu a relevância de entender quais são os riscos biológicos em hospitais e quais as dicas para evitá-los?