O sangue tem papel muito importante no organismo do ser humano. Sua principal função é transportar oxigênio e nutrientes para os tecidos, além de garantir que o dióxido de carbono seja levado aos pulmões e os hormônios ajam em diversas partes do corpo.
Porém, infelizmente existem doenças que o afetam e merecem a nossa atenção. A boa notícia é que, se elas forem diagnosticadas no início, podem ser tratadas e devidamente controladas. Acompanhe em nosso blog quais são as principais doenças do sangue, e tratamentos indicados para cada uma.
Anemia
A anemia é caracterizada pela taxa de hemoglobina anormal do sangue. Ou seja, os valores indicados no hemograma são inferiores aos normais. O anêmico tem carência de nutrientes essenciais ao organismo, tais como ferro, zinco, proteínas e a vitamina B12. Crianças, gestantes, lactantes e adolescentes têm mais propensão a desenvolver anemia. Os principais sintomas são: fadiga, palidez e falta de apetite. O tratamento deve ser feito por meio de medicamentos e de uma dieta rica em ferro.
Hemofilia
Hemofilia é o distúrbio causado no momento em que não há coagulação adequada do sangue. A pessoa apresenta sangramento em excesso após um ferimento ou uma lesão, muitas vezes até hemorragia.
Hematomas grandes e intensos, sangramentos sem um motivo aparente e inchaço nas articulações são os principais sintomas da doença. O tratamento consiste em aplicações de injeções de plasma e coagulantes.
Transtorno das plaquetas
As plaquetas têm como principal função o combate da perda de sangue ocasionada por cortes ou lesões, mesmo que esses sejam pequenos. Esse transtorno ocorre quando elas apresentam número maior ou menor em sua produção.
Isso aumenta os riscos do aparecimento de algumas doenças como: artrite, linfoma ou leucemia, lúpus, hiperesplenismo e púrpura trombocitopênica idiopática. Interromper e evitar medicamentos que causem hemorragias são as principais ações de tratamento para essa doença.
Quando procurar um médico
A recomendação de buscar ajuda médica é feita para todos os casos em que você sinta algum sintoma incomum, ainda mais quando ele é persistente. Ao sentir qualquer um dos sintomas acima é importante que você procure por um médico, e fique atento se ele está utilizando os EPIs adequados: Luvas, Máscaras e tocas cirúrgicas.
As informações desse Blog foram extraídas do site do Ministério da Saúde do Brasil.