+55 (47) 3349-6168 kevenoll@kevenoll.com.br

No mercado atual, existe uma infinidade de tipos de luvas de proteção e segurança, entre elas, as luvas para serviços gerais. O uso desse equipamento de proteção individual, mais conhecido como EPI, também integra as Normas Regulamentadoras e serve para a proteção contra diversos riscos, sejam mecânicos, químicos, biológicos ou outros, além de evitar acidentes no ambiente de trabalho.

Para ajudar na melhor escolha para sua empresa e seus funcionários, elaboramos este artigo sobre luvas de segurança e alguns de seus variados tipos e utilidades. Quer conferir? Então não deixe de ler todos os tópicos que preparamos para você a seguir!

O que são e para que servem as luvas de segurança?

Criadas pela necessidade de proteger as mãos dos trabalhadores, as luvas de proteção podem ser encontradas em diversos modelos, tamanhos e materiais específicos para atender a diversos tipos de atividades. Elas devem conter o Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) — agora, Secretaria do Trabalho —, para comprovar sua eficácia contra os riscos diários.

As luvas são classificadas de acordo com cada critério de uso, fabricação, tipo de proteção, espessura, materiais usados, entre outros aspectos, e integram os equipamentos de proteção em locais onde o trabalho exige contato com produtos abrasivos, cortes, perfurações, agentes químicos e biológicos. É importante frisar que, além de proteção, elas devem oferecer praticidade, tanto para manusear objetos quanto para serem colocadas ou retiradas das mãos.

Por que é importante escolher as luvas para serviços gerais corretamente?

Escolher a luva para serviços gerais corretamente é fundamental para ter menos chances de ser acometido por um acidente no ambiente de trabalho. Além disso, quando você escolhe equipamentos de qualidade, evita que os itens venham com falhas por defeitos de fabricação.

Como as luvas de segurança protegem as mãos?

A proteção das luvas de segurança está diretamente ligada às mãos e, em algumas situações, também aos membros superiores. Ou seja, é um EPI de uso individual que deve ser usado em pares no momento em que o colaborador fizer as suas funções.

É possível perceber que os funcionários correm diversos riscos na realização de suas funções e que, muitas vezes, não têm a importância devida. Então, o uso das luvas nesse momento pode evitar danos irreversíveis à saúde, à integridade física, à segurança e ao bem-estar dos integrantes da equipe.

Quais os tipos de luvas de segurança para serviços gerais?

Luvas de malha, neoprene, PVC e látex — são várias as opções. As peças podem ser descartáveis ou reutilizáveis, tudo depende do que a sua produção necessita. Por isso, recomenda-se o uso específico para cada caso, além da leitura correta das orientações do fabricante quanto à maneira de conservação e de uso. A durabilidade depende do risco ao qual o material é exposto e das atividades que serão executadas.

Para mais informações, nos acompanhe no Facebook e LinkedIN.