No dia 12 de maio foi comemorado em todo o mundo o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820 e é marco da enfermagem moderna no mundo. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída nos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale já citado anteriormente e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
A profissão tem origem milenar, da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
Quais as atribuições de um enfermeiro?
O papel do enfermeiro é de extrema importância para o funcionamento de um setor de saúde. Ele é o profissional que coordena e supervisiona as atividades dos técnicos e auxiliares e está apto a atender pacientes em estado grave ou com alto grau de complexidade, podendo atuar também na gestão hospitalar, ensino e pesquisa, além das áreas de saúde coletiva, urgência e emergência, saúde do adulto, idoso, criança e adolescente.
É o enfermeiro que realiza a anamnese (coleta informações do paciente por meio de uma entrevista/conversa), obtém os sinais vitais (afere a pressão arterial (PA), frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR), temperatura), encaminha para exames preliminares, faz controle de infecção hospitalar, entre outras funções.
Possíveis carreiras para enfermeiros:
Além da rotina de cuidados, há diversas carreiras que o profissional de enfermagem pode seguir:
Enfermagem estética
Esse profissional atua em clínicas de estética e auxilia em procedimentos, como drenagem linfática, laser terapia e dermopigmentação. A estética é uma área ampla e hoje diversos profissionais da saúde, como enfermeiros, dentistas e dermatologistas, também podem investir em especializações e atuar na área.
Enfermagem forense
Quem se especializa nessa área presta assistência às vítimas de diferentes tipos de violência e contribui para investigações criminais, coletando provas e preservando vestígios.
Enfermagem geral
O enfermeiro geral é o responsável por coordenar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento aos pacientes. Além disso, também pode trabalhar nas residências dos pacientes, no chamado home care ou atendimento domiciliar. Nesses casos, o profissional faz o cuidado intensivo do paciente e tem responsabilidades como auxiliar nas tarefas e necessidades diárias e controlar medicamentos.
Enfermagem geriátrica
Na enfermagem geriátrica, o profissional é responsável pelos cuidados diários de idosos, doentes ou não, em domicílio, casas de repouso, clínicas ou hospitais. Entre as atividades, estão, por exemplo, ajudá-los com exercícios, monitorar sinais vitais e administrar medicamentos.
Enfermagem médico-cirúrgica
Atua em prontos-socorros, clínicas ou hospitais e realiza os cuidados pré e pós-operatórios dos pacientes.
Enfermagem obstétrica
Dá assistência às mulheres durante todo o processo da gestação, dos cuidados do pré-natal e o parto em si até as orientações com o recém-nascido e planejamento familiar.
Enfermagem pediátrica
Em conjunto com outros profissionais, como pediatras, ginecologistas e obstetras, o enfermeiro pediátrico acompanha o crescimento e o desenvolvimento da criança. Também é possível trabalhar em escolas, avaliando a saúde das crianças.
Enfermagem de resgate
O profissional trabalha em equipe durante operações de salvamento e atendimento às vítimas de acidentes, de calamidades ou mesmo resgate em situações de risco. Ele também pode atuar no setor pré-hospitalar, recebendo o paciente logo após o resgate, conferindo os sinais vitais e realizando o primeiro atendimento com rapidez para não agravar o caso.
Enfermagem do trabalho
Essa especialidade permite que o profissional trabalhe em empresas, realizando atendimento ambulatorial e monitorando programas de prevenção e acompanhamento da saúde de funcionários.
Gestão de qualidade
Nessa área, o enfermeiro avalia e planeja a assistência aos pacientes em hospitais, seguindo as normas do setor. Sua atuação varia desde os procedimentos do dia a dia até o uso de materiais e medicamentos. Ele também prepara o hospital para receber certificações internacionais de qualidade.
Pesquisa clínica
O enfermeiro planeja, implementa e coordena projetos de pesquisas clínicas, como o desenvolvimento de novos medicamentos, doenças e estudos genéticos, em hospitais, institutos de pesquisa e universidades.
Enfermagem oncológica
Além de um bom preparo técnico e psicológico, esse profissional é capaz de realizar cuidados paliativos, prestar assistência aos pacientes e auxiliar em cirurgias. Quem se interessa pela área também pode investir na carreira acadêmica e realizar pesquisas.
Deixamos aqui o nosso parabéns e agradecimento à todos os enfermeiros, e lembramos da importância em cuidar da vida desses profissionais, o uso de luva garante a preservação da saúde de enfermeiros, médicos e pacientes.
Acompanhe-nos no Facebook e LinkedIn . Acesse o site: https://kevenoll.com.br