Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O que é?
É o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.
O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.
Quais são os sintomas do câncer de mama?
Ainda que alguns dos sintomas quando vistos isoladamente não signifiquem necessariamente o desenvolvimento de um câncer de mama o sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.
Como é feito o diagnóstico do câncer de mama?
A realização do chamado autoexame é o primeiro passo para identificar possíveis nódulos nos seios. Basta apalpar os seis e buscar identificar se há ou não caroços. Como essa é a forma mais comum de manifestação da doença, há ótimas chances de se diagnosticar o problema ainda em fase inicial.
Ao procurar um médico, ele recomendará a realização de exames laboratoriais que possam identificar o que são os nódulos. Exames de imagem, como a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética podem ser solicitadas. A principal vantagem da mamografia é que, quando um tumor é diagnosticado em fases iniciais, o câncer de mama tem até 95% de chances de cura. Além disso, o tratamento é menos agressivo com um tempo de duração menor.
Como prevenir o câncer de mama?
É impossível se prevenir com 100% de eficácia contra ela. No entanto, realizar exames periódicos como a mamografia ou a ultrassonografia das mamas é fundamental para identificar e combater a doença em estágios iniciais, se necessário.
Segundo o INCA, pelo menos 30% dos casos poderiam ser evitados se os pacientes adotassem hábitos de vida mais saudáveis. Isso inclui a prática de atividades físicas, a alimentação saudável, a manutenção do peso dentro de uma faixa adequada conforme a altura e a redução no consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar é outro fator que reduz os riscos do desenvolvimento de câncer nas mulheres.
Por fim, deve-se evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal sempre que possível.
Não deixe o seu tratamento para depois. Ao perceber o menor dos sintomas, agende uma consulta imediatamente e realize os exames laboratoriais indicados para tirar todas as suas dúvidas. Embora a recomendação médica seja realizar os exames a partir dos 40 anos, o número de casos registrados em mulheres mais jovens tem aumentado.
Por isso, por precaução, inicie a rotina de check-ups quanto antes. Não espere até que os sintomas apareçam: pelo menos uma vez por ano procure um médico para realizar um check-up completo.
Para mais informações, nos acompanhe no Facebook e LinkedIN.