O inverno está aí, e com ele os dias mais secos e frios do ano, infelizmente acompanhados de surtos de gripe, resfriados, alergias, pneumonias, crises respiratórias e outros desconfortos.
Algumas doenças e mal-estares são mais frequentes em determinadas estações do que em outras. Isso ocorre, pois, as variações do tempo, clima e temperatura exercem uma influência muito grande no corpo humano.
Inverno e resfriados
Na maioria do Brasil o inverno é caracterizado pelo predomínio de dias frios e secos. Esses dois fatores agravam a ocorrência de doenças respiratórias como crises de asma, bronquite, pneumonia, sinusite, rinite e bronquiolite.
No estado de São Paulo, segundo dados emitidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde, em 2020 cerca de 60% das internações anuais foram em decorrência de doenças respiratórias e concentraram-se entre os meses de março e agosto, meses de outono e inverno.
Como se prevenir?
A mudança de estação é inevitável! Dessa forma, para tirar o maior proveito e passar pelo inverno com disposição e saúde, alguns cuidados podem ser tomados:
Beba água: Ingerir ao menos 2 litros de água por dia mantém seu corpo bem hidratado.
Fique em ambientes ventilados: Nos dias frios é comum que as pessoas se aglomerem em ambientes fechados. Isso acaba favorecendo a disseminação de vírus, principalmente os da gripe.
Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico: Isso ajuda a desobstruir as vias respiratórias e manter a mucosa nasal e dos olhos hidratadas.
Tenha mais contato com a natureza: Estudos comprovam que áreas verdes minimizam os efeitos do contraste térmico, já que essas possuem um nível de umidade ideal para o conforto do ser humano.
Pratique exercícios: As atividades físicas durante os dias de frio garantem um sistema imunológico mais forte, é importante evitar os horários em que a umidade é mais baixa, como durante a tarde, por exemplo.
Aproveite o tempo seco e tire as roupas do armário: O tempo seco pode nos ajudar a combater os fungos e ácaros que causam as alergias. Aproveite para deixar as roupas guardadas pegarem um sol.
Consulte um médico: Se mesmo tomando todas essas precauções você ainda estiver sentindo algum sintoma, não deixe de procurar um especialista, pois o quadro pode se agravar.
Ao ir em um ponto de atendimento à saúde, observe se o local está bem arejado, as pessoas de máscara e o mais importante: se os profissionais do local estão usando o EPI adequado. Dependendo do local, luvas e máscara são o suficiente, mas não esqueça: esses dois itens são obrigatórios para qualquer médico ou enfermeiro.
A Kevenoll do Brasil disponibiliza de luvas de qualidade comprovada, dando segurança à saúde de profissionais e pacientes.
Para mais informações, nos acompanhe no Facebook e LinkedIN.
Acesse o site!