31 de agosto é celebrado no Brasil o Dia do Nutricionista. A data foi instituída em homenagem ao aniversário de criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas, em 1949. Sendo um dia para celebrar a importância do trabalho realizado por esse profissional e conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação saudável em todas as fases da vida.
Pesquisas indicam que 80% dos brasileiros se alimenta da maneira errada, mas a má alimentação é um problema que atinge diversos países pelo mundo. Uma dieta deficiente de nutrientes, vitaminas e proteínas fundamentais pode ocasionar diversas doenças, além de provocar uma baixa na imunidade, deixando o corpo suscetível a ação de vírus, bactérias e outros inúmeros agentes nocivos ao corpo humano.
Contudo, com aumento da divulgação da importância de uma alimentação saudável, aos poucos as pessoas têm passado a se preocupar mais com o tipo de alimento que têm consumido, sua origem e qualidade. Alimentos orgânicos e empresas que se preocupam em fornecer alimentos com transparência desde a origem de suas matérias primas até o processo nas fábricas, estão ganhando cada vez mais a confiança e preferência dos consumidores.
Higiene e proteção em todo o processo dos alimentos
O uso de luvas de látex para a área alimentícia requer muita atenção e cuidado, pois se realizado de forma indevida pode causar a contaminação dos alimentos tanto quanto o não uso desse equipamento de proteção.
Garantir a integridade das luvas é fundamental, pois qualquer furo ou rasgo acidental que passe despercebido é capaz de lançar milhares de microrganismos que passam das mãos para os alimentos
Luvas de procedência duvidosa, podem rasgar durante a manipulação dos alimentos e o uso de luvas da forma ou no momento inadequado pode causar diversos problemas como o derretimento do material quando exposto a altas temperaturas, “escapamento” das luvas muito grandes das mãos, ou até mesmo alergias na pele do profissional – o que também pode levar à contaminação cruzada.
O uso de luvas também não substitui a higienização correta das mãos, e a troca regular das luvas usadas por novas sempre que for mudar de função ou tocar em ambiente contaminado, ou ainda quando a integridade delas for comprometida.
Luvas de Procedimento Nugard Nitril – As luvas de procedimento Nugard Nitril são ideais para o uso na área alimentar, por serem fabricadas em borracha sintética nitrílica. Elas apresentam muito mais resistência do que as fabricadas com outros tipos de materiais descartáveis, e sofrem muito menos desgaste durante o seu uso, sendo indicadas para áreas onde há a necessidade de maior resistência mecânica, biológica e química.
Apesar de possuir menos elasticidade, os riscos das luvas nitrílicas sofrerem rasgos durante o trabalho, expondo o profissional a agentes contaminantes e reativos é muito menor do que outros tipos de luvas de procedimento não estéreis, fazendo com que elas sejam uma opção muito mais segura. Além disso, elas são antialérgicas, se tornando a opção ideal para quem tem reações ao látex.
A Nugard Nitril oferece qualidade, conforto e garantia de segurança para a sua atividade. E além do setor alimentar pode ser utilizada também em hospitais, clínicas e laboratórios, oferecendo proteção contra riscos biológicos (como sangue e fluidos contaminados), contato com microrganismos nocivos, e durante a manipulação de materiais contaminados ou parcialmente contaminados.
Conheça os produtos certificados pelo INMETRO e desfrute de todos os benefícios e conforto que você precisa ter.
A Kevenoll do Brasil apoia os profissionais de saúde e as ações em prol da conscientização para uma sociedade mais saudável, e parabeniza os nutricionistas pelo seu dia.