A cada semana, o número de infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) cresce de forma assustadora. Até o final do mês de maio, já eram quase 6 milhões de pessoas contaminadas em todo o mundo, com um ranking liderado pelos Estados Unidos (com mais de 1.7 milhões de casos) seguido pelo Brasil (mais de 418 mil casos da doença).
Além disso, o número de óbitos da doença também é altíssimo, e até o momento não foi encontrada uma vacina eficaz para o controle desse novo tipo de vírus.
Porém, a pandemia da Covid-19 causou impacto não somente na saúde pública, como também na economia mundial, já que o isolamento social é a medida preventiva mais eficaz contra a doença. E agora, 5 meses após o aparecimento do primeiro caso em dezembro de 2019 na China, muitas cidades já começaram a reabertura dos estabelecimentos comerciais, e para que os números não aumentem ainda mais, é preciso estar extremamente atento às orientações de segurança para os funcionários e clientes.
Como utilizar luvas e máscaras de forma segura dentro da minha loja?
- Disponibilize álcool em gel, e peça para que os seus clientes higienizem as mãos antes de entrar no seu estabelecimento;
- Promova a higienização dos seus funcionários. Garanta que eles façam a higienização correta das mãos a cada duas horas, com água e sabão ou álcool em gel.
- Para os funcionários que atendem diretamente o público, peça que utilizem luvas de procedimento, sempre que forem ter contato direto com os clientes, evitando toques acidentais nas mãos por exemplo.
- As luvas devem ser trocadas sempre que o funcionário for atender um novo cliente, quando houver o risco de contato físico.
Leia também: Luvas de procedimento: Proteção contra o coronavírus
- Descarte as luvas após o uso, descartando-as em um lixo apropriado e identificado. Lembre-se que as luvas jamais devem ser reutilizadas.
- O uso das luvas não substitui a higienização das mãos. As mãos devem ser lavadas antes e após o uso desse equipamento de proteção.
- As máscaras também devem ser trocadas com frequência. De preferência a cada duas ou três horas.
- No caso de máscaras descartáveis, o procedimento deve ser semelhante ao das luvas, eliminado as máscaras após o uso em um lixo apropriado e identificado.
Leia também: Descarte inadequado de Luvas e Máscaras aumenta o risco de contaminação
- No caso de máscaras de tecido ou reutilizáveis, devem ser separadas e lavadas após o uso. Deixe-as de molho em água e sabão ou em uma solução desinfetante por cerca de 20 minutos, e passe com ferro quente após secar.
A Kevenoll do Brasil declara o seu total apoio a todos os profissionais de saúde na luta para conter o Novo Coronavírus. Siga as recomendações de prevenção. Fique em casa. Cuide de você e do seu próximo.