+55 (47) 3349-6168 kevenoll@kevenoll.com.br

Á medida que o novo coronavírus (COVID – 19) se espalha pelo mundo, causando grande impacto na saúde, a economia também acaba sofrendo danos. O isolamento social, indispensável para frear o avanço da contaminação, tem como um dos seus principais efeitos colaterais os prejuízos sofridos pelo mercado.

Um grande número de empresas, especialmente na área do comércio de itens considerados não-essenciais, sofre uma grande baixa em suas receitas, e muitas ameaçam ter que fechar as portas.

Por isso, governos ao redor do mundo têm buscado estratégias para a retomada das atividades econômicas e sociais em breve. Neste mês de abril, por exemplo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um plano de três etapas para essa retomada nos estados que apresentarem queda nos números de contágio.

Na Europa, países como Alemanha, Áustria, Dinamarca, França, Holanda, Islândia e Noruega anunciaram um esquema de volta das aulas, enquanto que a Espanha, por exemplo, autorizou a reabertura do setor industrial, de construção, escritórios como os de advocacia, trabalhadores domésticos, entre outros.

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro estuda a possibilidade da retomada gradual das atividades econômicas desde o início do mês, e o governo do Estado de Santa Catarina já autorizou a volta gradual de algumas atividades econômicas. 

uso de máscaras e luvas

E como fica a questão da segurança?

Apesar do impacto positivo que se esperava dessa retomada de atividades para a economia mundial, médicos e cientistas ainda se preocupam com a questão da saúde. A Covid-19 é uma doença que se espalha muito facilmente, e já registra mais de 2.5 milhões de infectados com quase 180 mil mortos em todo o mundo.

Por esse motivo, todos que estiverem autorizados a retornarem para as suas atividades precisam redobrar a atenção e o cuidado com a higiene e a saúde, evitando que o número de contaminações volte a crescer.

Quais cuidados devem ser tomados nesse retorno?

lUVAS E PROTEÇÃO CONTRA O COVID19

Cuidados para as empresas:

  1. Restrição de acesso a até 50% da capacidade total do local;
  2. Controle de acesso e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos dos clientes nas entradas;
  3. Adoção de medidas de afastamento de pelo menos 1,5 metros nas áreas internas e externas dos estabelecimentos;
  4. Priorização do trabalho home office sempre que possível;
  5. Paramentação de toda a equipe e funcionários com máscaras e luvas;
  6. Manter os ambientes ventilados;
  7. Disponibilização de veículo de transporte para os funcionários, respeitando o limite de 50% da capacidade;
  8. Disponibilização de informativos sobre medidas de segurança, e orientação regular para os funcionários sobre as medidas de segurança.

Leia também: Saúde e Nutrição: Corpo saudável contra o coronavírus

Cuidados para o público em geral:

  1. Utilizar máscara e luvas sempre que sair de casa;
  2. Evitar o contato das mãos com o rosto;
  3. Evitar ambientes com aglomeração de pessoas;
  4. Manter a distância de pelo menos 1,5 metros de outras pessoas;
  5. Tomar cuidados com a alimentação para manter fortalecer a imunidade;
  6. Se fizer parte do grupo de risco, fique em casa.

Leia também: Coronavírus: Perigo também para quem não está no grupo de risco

A Kevenoll do Brasil declara o seu total apoio a todos os profissionais de saúde na luta para conter o Novo Coronavírus. Siga as recomendações de prevenção. Fique em casa. Cuide de você e do seu próximo.