No dia 31 de março foi celebrado o Dia da Saúde e Nutrição no Brasil. A data faz parte do calendário do Ministério da Saúde brasileiro, e visa estimular a reflexão da importância das nossas escolhas em relação a alimentação.
Atualmente, uma grande parcela da população mundial está acima do peso, e consome regularmente alimentos industrializados, processados e ultraprocessados, ricos em sódio, gorduras, açúcares e calorias pobres. Além disso, o número de redes de fast-food, food-trucks e hamburguerias em todo o mundo vem aumentando exponencialmente, como uma saída adotada por pequenos empresários para momentos de crise econômica.
Isso tem contribuído para uma baixa na imunidade das pessoas, e para o desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes e câncer. A baixa na imunidade deixar o corpo extremamente vulnerável ao contágio com diversas doenças, como o Novo Coronavírus (COVID-19), que afeta principalmente idosos, pessoas com problemas respiratórios crônicos ou outras doenças pré-existentes, e pessoas com problemas de imunidade.
Outro agravante no cenário mundial atual, é a impossibilidade de realizar atividades físicas para muitas pessoas, por conta do isolamento social necessário para desacelerar a disseminação do COVID-19. Academias e outros estabelecimentos focados em atividades físicas precisaram fechar as portas durante o período estipulado pelos governos para quarentena, e até mesmo as atividades ao ar livre foram suspensas temporariamente em muitas cidades ao redor do mundo, até que o vírus seja controlado.
Todos esses fatores contribuem para que o nosso organismo esteja em risco, o que torna esta data ainda mais importante.
Reduzir o consumo de alimentos industrializados e aumentar o consumo de frutas, verduras, leguminosas, de preferência orgânicos, é a melhor opção de alimentos para ter uma vida saudável. Consultar-se regularmente com nutricionistas e nutrólogos, também é uma ótima dica para se manter bem e ter qualidade de vida.
Dicas que vale sempre lembrar:
- Monte um calendário de refeições saudáveis.
- Priorize alimentos orgânicos e refeições caseiras;
- Evite fazer refeições fora de casa regularmente. Se puder, leve sempre uma marmita;
- Evite o consumo de alimentos gordurosos, salgados, industrializados e muito calóricos;
- Beba bastante água durante todo o dia;
- Crie a sua própria horta caseira, e aprenda receitas novas;
- Pratique exercícios físicos regularmente, mesmo que em casa (em tempo de isolamento social, vale a aquela ajudinha das lives, transmissões e vídeo aulas das academias e escolas de dança);
- Durma pelo menos 8 horas por dia, e evite trocar o dia pela noite;
- Consulte o seu médico regularmente, e faça exames preventivos.
Por conta da pandemia do coronavírus, também é importante frisar os seguintes cuidados:
- Lavar as mãos corretamente com água e sabão, ou usar álcool em gel;
- Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Evitar aglomerações;
- Manter os ambientes ventilados;
- Não compartilhar objetos pessoais como pratos, talheres, garrafas d’água, copos, toalhas, entre outros.
Leia também: Coronavírus – cuidados que podem salvar vidas
A Kevenoll do Brasil reforça o seu total apoio a todos os profissionais de saúde na luta para conter o Novo Coronavírus. Siga as recomendações de prevenção. Fique em casa. Cuide de você e do seu próximo.