O Covid 19 é um novo agente da família de vírus coronavírus, que teve seus primeiros casos registrados em dezembro de 2019, na China. É uma doença altamente contagiosa que pode causar infecções respiratórias graves como a pneumonia, e que tem uma taxa de mortalidade considerável.
O seu grupo de risco inclui principalmente idoso acima de 60 anos, mas pode atingir pessoas de todas as idades. Além disso, diabéticos, hipertensos, portadores de insuficiências renais crônicas, portadores de doenças respiratórias crônicas, portadores de doenças cardiovasculares, e pessoas com os mais diversos tipos de problemas imunológicos estão mais vulneráveis à ação desse vírus.
Isolamento Social: Unidos à distância.
Em apenas três meses desde o seu primeiro caso na china, o coronavírus já se espalhou por todos os continentes ao redor do mundo, preocupando as autoridades internacionais. São milhões de pessoas infectadas e milhares de mortos em todo o mundo. Isso sem contar outras tantas pessoas infectadas, mas que não apresentam sintomas e não entram para as estatísticas oficiais.
Por se tratar de um agente viral com alto potencial de contaminação, e que em quase metade dos casos de mantêm assintomático (especialmente nos mais jovens), o isolamento social é a principal medida preventiva recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Essa medida, vista por muitos como exagero, têm salvado inúmeras vidas ao redor do mundo, sendo adotada tanto por países desenvolvidos como por países mais pobres ou em desenvolvimento. A ação também visa evitar o colapso dos sistemas de saúde de mais diversos países, que temem chegar ao ponto de haver mais pacientes do que leitos e médicos para tratá-los.
Até o momento, não há uma vacina ou remédios para tratar o Covid 19, e, por isso, o isolamento pode salvar milhares de vidas. Além disso, outras atitudes que ajudam a prevenir a doença são:
- Lavar as mãos corretamente com água e sabão, ou usar álcool em gel;
- Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Evitar aglomerações;
- Manter os ambientes ventilados;
- Não compartilhar objetos pessoais como pratos, talheres, garrafas d’água, copos, toalhas, entre outros.
EPI’s – Proteção para quem está à frente dessa luta.
O uso de Equipamentos de Proteção Individual nunca se fez tão fundamental como neste momento em que vivemos, considerando a grande capacidade de contaminação do Covid 19. Máscaras, avental, protetor ocular ou protetor de face, e luvas de procedimento são itens indispensáveis para todos os médicos e agentes de saúde que estão trabalhando incessantemente no combate ao coronavírus.
Leia também: Como fazer o calçamento correto das luvas de procedimento?
Quanto as luvas de procedimento, o Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus – documento disponibilizado pelo Ministério da Saúde do Brasil – recomenda que:
- As luvas de procedimentos não cirúrgicos devem ser utilizadas quando houver risco de contato das mãos do profissional com sangue, fluidos corporais, secreções, excreções, mucosas, pele não íntegra e artigos ou equipamentos contaminados, de forma a reduzir a possibilidade de transmissão do novo coronavírus (2019-nCoV) para o trabalhador de saúde, assim como de paciente para paciente por meio das mãos do profissional.
- Quando o procedimento a ser realizado no paciente exigir técnica asséptica, devem ser utilizadas luvas estéreis (de procedimento cirúrgico).
- Troque as luvas sempre que for entrar em contato com outro paciente.
- Troque também durante o contato com o paciente, se for mudar de um sítio corporal contaminado para outro limpo, ou quando esta estiver danificada.
- Nunca toque desnecessariamente superfícies e materiais (tais como telefones, maçanetas, portas) quando estiver com luvas.
- Não lavar ou usar novamente o mesmo par de luvas (as luvas não devem ser reutilizadas).
- O uso de luvas não substitui a higiene das mãos.
- Proceder à higiene das mãos imediatamente após a retirada das luvas.
- Observe a técnica correta de remoção de luvas para evitar a contaminação das mãos.
A Kevenoll do Brasil declara o seu total apoio a todos os profissionais de saúde na luta para conter o Novo Coronavírus. Siga as recomendações de prevenção. Fique em casa. Cuide de você e do seu próximo.
Bom dia!
Muito legal essa matéria, estão de parabéns!