No Brasil, o Dia do Farmacêutico é celebrado em 20 de janeiro, data em que também é comemorado o aniversário da Associação Brasileira de Farmácia.
O farmacêutico é o profissional que estuda a composição de medicamentos, cosméticos, alimentos e bebidas industrializadas, além de orientar o processo de fabricação desses itens. Seu campo de atuação é bastante amplo, indo desde a orientação a pacientes em drogarias e laboratórios à elaboração de medicamentos, insumos para laboratórios ou alimentos.
Além disso, trabalha na elaboração de cosméticos, produtos de higiene pessoal, produtos de beleza e vitaminas, e o seu trabalho visa proporcionar saúde e qualidade de vida para a população.
O farmacêutico é o último profissional em contato com o paciente, e é quem vai ajudá-lo a compreender e realizar o tratamento da forma correta. Por isso, o seu trabalho é essencial para a promoção da saúde pública e coletiva, através do incentivo e orientação para o uso racional, responsável e consciente de todos os tipos de medicamentos.
Muitas atividades e grandes perigos:
A carreira de um farmacêutico pode envolver diversas funções, como:
Atividades não clínicas
· Fracionamento de medicamentos;
· Manipulação de fórmulas;
· Realização do exame físico do medicamento;
· Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS);
· Dispensação de medicamento.
Atividades clínicas
· Participar do planejamento e da avaliação da farmacoterapia;
· Analisar a prescrição de medicamentos quanto aos aspectos legais e técnicos;
· Realizar intervenções farmacêuticas e emitir parecer farmacêutico a outros membros da equipe de saúde;
· Fazer a anamnese farmacêutica, bem como verificar sinais e sintomas, com o propósito de prover cuidado ao paciente.
Além das funções citadas acima, o farmacêutico está apto para realizar a aferição da pressão arterial, testes de glicemia, medição de temperatura, e ainda aplicar medicações injetáveis e vacinas, conforme a Resolução nº 239 do Conselho Federal de Farmácia (desde que tenham especialização para tal, e sempre conforme as condições da estrutura física do local e as indicações médicas para cada paciente).
E ainda pode atuar junto à vigilância sanitária, no processo de fabricação de remédios, em clínicas estéticas realizando aplicação de toxinas butolínicas (botox), microagulhamentos, preenchimentos dérmicos e labiais, e em muitas outras funções.
Por essa razão, a profissão pode apresentar diversos riscos. O farmacêutico é mais um profissional que convive com a exposição a agentes biológicos e químicos, capazes de causar diversos danos à saúde. Por isso ele deve, sempre que necessário, fazer o uso de material de proteção, como luvas de procedimento, evitando o contato direto com microrganismos causadores de doenças.
O uso de luvas protege também o paciente de qualquer contaminante que possa ser passado do farmacêutico para ele, como na aplicação de medicamentos, injeções e vacinas, testes de glicemia e em outros procedimentos. Clique para encontrar o tipo de luva ideal para a sua atividade.